Educação e o Estudante
Essa mesa versará sobre a expectativa do estudante de design e o currículo proposto. Normalmente uma relação conflituosa pois cada estudante entende a atividade de forma diferente, e acha que certas disciplinas são mais importantes que outras. O que fazer sobre a sua discordância com o currículo da sua escola? Ela também visa abordar a questão do repertório pessoal. Qual o sistema curricular que contemplaria a todos? Essa ainda seria uma formação homogênea? Uma formação homogênea é o que devemos buscar?
Educação e a Sociedade
Essa mesa versará sobre a ética e a responsabilidade sócio ambiental presente/ausente na formação do estudante de design. O estudante de design é confrontado com a realidade da sociedade consumidora face aos requisitos ambientais presente? Ele se sente responsável pela contribuição socio ambiental dos seus projetos? O Designer formado entende sua posição na sociedade? Ou ele acha que ser um profissional competente e praticar filantropia é a sua principal contribuição social? A Universidade deve formar para esse propósito?
Educação e o Mercado
Essa mesa versará sobre a capacidade da Universidade de reproduzir a situação do mercado de trabalho no ambiente de estudo. Com as dificuldades de associação profissional, o inchaço do mercado e a disseminação das ferramentas tecnológicas, a Universidade forma para o mercado? O que é ser formado para o mercado? O estudante tem o poder de formar o mercado?
Para terminar, uma pergunta: O estudante tem o poder de formar a Universidade?
Essa mesa versará sobre a expectativa do estudante de design e o currículo proposto. Normalmente uma relação conflituosa pois cada estudante entende a atividade de forma diferente, e acha que certas disciplinas são mais importantes que outras. O que fazer sobre a sua discordância com o currículo da sua escola? Ela também visa abordar a questão do repertório pessoal. Qual o sistema curricular que contemplaria a todos? Essa ainda seria uma formação homogênea? Uma formação homogênea é o que devemos buscar?
Educação e a Sociedade
Essa mesa versará sobre a ética e a responsabilidade sócio ambiental presente/ausente na formação do estudante de design. O estudante de design é confrontado com a realidade da sociedade consumidora face aos requisitos ambientais presente? Ele se sente responsável pela contribuição socio ambiental dos seus projetos? O Designer formado entende sua posição na sociedade? Ou ele acha que ser um profissional competente e praticar filantropia é a sua principal contribuição social? A Universidade deve formar para esse propósito?
Educação e o Mercado
Essa mesa versará sobre a capacidade da Universidade de reproduzir a situação do mercado de trabalho no ambiente de estudo. Com as dificuldades de associação profissional, o inchaço do mercado e a disseminação das ferramentas tecnológicas, a Universidade forma para o mercado? O que é ser formado para o mercado? O estudante tem o poder de formar o mercado?
Para terminar, uma pergunta: O estudante tem o poder de formar a Universidade?
4 comentários:
Muito legal a iniciativa!
Parabéns!!!
obs: divulgarei no meu blog!!!
Agradecidos! =]
aproveita e visita o www.designdefundao.blogspot.com tb =]=]
Bom,
Me interessei em ser o mediador da mesa sobre o mercado.
Sol aluno da Unicarioca e estou no 7º período.
Hoje estou com dois projetos que tem pontos em comum com a proposta desta mesa.
- Ministrarei uma ciranda no R Design Vila Velha. "Design: Para o empresário, usurário e sua tia." Em que a base da proposta é discutir características de nossa profissão e como a defender no mercado.
+ http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=912710&tid=2593089661764953247
- O segundo projeto é de reestruturação do escritório modelo lá da Unicarioca.
té+
Contatos:
diogoreisc@gmail.com
E-mail e Gtalk
98963275
Postar um comentário